Hambúrguer de Feijão em "Pão" de Portobello
Uma alimentação saudável e sem produtos de origem animal não tem, nem deve ser, aborrecida! Esta alternativa original aos pães de hambúrguer convencionais permite eliminar o consumo das calorias vazias presentes nas farinhas refinadas, sem interesse nutricional e, na maioria das vezes, com glúten, fermentos e todo o tipo de aditivos, conservantes, aromas, etc, ao mesmo tempo que acrescenta sabor e nutrientes - substituir o pão por estes enormes cogumelos não é apenas uma boa ideia, é uma ideia deliciosa!
Hambúrgueres de Feijão em "Pão" de Portobello
Ingredientes
(serve 4 pessoas)
Para os hambúrgueres:
- 500 gr de feijão encarnado cozido (ou feijão manteiga ou azuki)
- 20 gr, aproximadamente, de farinha de grão (ou outra farinha, de preferência sem glúten)
- alho em pó q.b.
- cominhos em pó q.b.
- paprika (pimentão doce) em pó q.b.
- pimenta preta q.b.
- sal marinho q.b.
- queijo vegan (opcional)
Para as batatas:
- 2 batatas doces grandes
- azeite ou óleo de côco
- praprika
- sal
Para o "Pão":
- 8 cogumelos portobello grandes (2 por pessoa, todos mais ou menos do mesmo tamanho)
- sal
- azeite ou óleo de côco
Modo de Preparação
Lavar os feijões, previamente cozidos em casa ou enlatados, e escorrê-los bem. Triturá-los grosseiramente no processador de alimentos ou com a ajuda de um esmagador de batata. Não devem ficar completamente em puré, gosto de encontrar alguns pedaços não desfeitos.
Adicionar o sal, a pimenta preta, o alho, os cominhos e a paprika a gosto e juntar farinha até chegar a uma consistência fácil de moldar, sem se colar demasiado às mãos.
Com as mãos humedecidas, moldar 4 hambúrgueres e colocá-los num tabuleiro de ir ao forno.
Pré-aquecer o forno a 200º C. Enquanto isso, lavar e escovar bem a casca das batatas doces, cortando-as em palitos. Juntá-las ao tabuleiro, regando com um pouco de azeite ou óleo de côco, e polvilhá-las com sal e paprika (uma pitada de canela também fica muito bem!)
Levar ao forno aproximadamente 25 minutos ou até as batatas estarem no ponto. Entretanto, lavar os cogumelos (descartando os pés, que podem ser usados noutras receitas) e secá-los muito bem com papel de cozinha ou um pano limpo. Deitar um fio de azeite ou óleo de côco na grelha e levá-la a aquecer em lume forte - é fundamental que a chapa esteja bem quente quando se colocarem os cogumelos pois eles tendem a largar muita água, caso contrário! Grelhá-los, com um pouco de sal, de ambos os lados.
Quando os hambúrgueres estiveram quase prontos, pode-se colocar, opcionalmente, uma fatia de queijo vegano por cima e levar ao forno a gratinar mais uns minutos até este começar a derreter.
Estes hambúrgueres também funcionam na perfeição servidos com arroz, millet ou puré, ou moldados em forma de almôndegas, com esparguete! Aguentam-se muito bem de um dia para o outro e são óptimos para levar na marmita. Bom apetite!